1.1 UML
http://www.dsc.ufcg.edu.br/~jacques/cursos/map/html/uml/diagramas/diagramas.htm
http://docs.kde.org/stable/pt_BR/kdesdk/umbrello/uml-elements.html
Caso de Uso
Diagrama de Use Cases tem o objetivo de auxiliar a
comunicação entre os analistas e o cliente.
Um diagrama de Use Cases descreve um cenário que
mostra as funcionalidades do sistema do ponto de vista o usuário.
cliente deve ver no diagrama de Use Cases as
principais funcionalidades de seu sistema.
Diagramas de Classes
Descrever os vários tipos de objetos no sistema e o
relacionamento entre eles.
Diagramas de Classe mostram as diferentes classes que
fazem um sistema e como elas se relacionam. Os Diagramas de Classe são chamados
diagramas “estáticos” porque mostram as classes, com seus métodos e atributos
bem como os relacionamentos estáticos entre elas: quais classes “conhecem”
quais classes ou quais classes “são parte” de outras classes, mas não mostram a
troca de mensagens entre elas.
Perspectivas:
Conceitual
Representa os conceitos do domínio em estudo,
Perspectiva destinada ao cliente.
Especificação
Foco nas principais interfaces da arquitetura, nos
principais métodos, e não como eles irão ser implementados.
Perspectiva destinada as pessoas que não precisam
saber detalhes de desenvolvimento, tais como gerentes de projeto.
Implementação - a mais utilizada de todas
Aborda vários detalhes de implementação, tais como
navegabilidade, tipo dos atributos, etc. Destinada ao time de desenvolvimento.
Diagramas de Interação
Um diagrama de interação captura o comportamento
entre objetos dentro um único use case.
Diagramas de Sequência
Diagramas de Sequência mostram a troca de mensagens
(isto é chamada de método) entre diversos Objetos, numa situação específica e
delimitada no tempo. Objetos são instâncias de classes. Diagramas de Sequência
colocam ênfase especial na ordem e nos momentos nos quais mensagens para os
objetos são enviadas.
Mensagens sincronas ou assíncronas.
Diagramas de Colaboração
Diagramas de Colaboração mostram as interações que
ocorrem entre os objetos participantes numa situação específica. Isto é mais ou
menos a mesma informação mostrada pelos Diagramas de Sequência, mas neste a
ênfase é colocada em como as interações ocorrem no tempo, enquanto os Diagramas
de Colaboração colocam os relacionamentos entre os objetos e sua topologia em
destaque.
Diagrama de Estado
Diagramas de Estado mostram os diferentes estados de
um Objeto durante sua vida, e o estímulo que faz com que o Objeto mude seu
estado.
Diagramas de Estado veem Objetos como máquinas de
estado ou automatismos finitos que podem ser de um conjunto de estados finitos
e que podem mudar seu estado através de um de um conjunto finito de estímulos.
Por exemplo, um tipo de Objeto ServidorRede pode estar em um dos seguintes
estados durante sua vida:
Diagrama de Atividade
O Diagrama de Atividade descreve a sequência de
atividades num sistema com a ajuda as Atividades. Diagramas de Atividade são
uma forma especial de Diagramas de Estado, que somente (ou principalmente)
contém Atividades.
Representa um Fluxograma.
Diagramas de Componente
Diagramas de Componente mostram os componentes do
software (sejam componentes de tecnologias como KParts, componentes CORBA ou
Java Beans ou apenas seções do sistema que são claramente distintas) e os
artefatos de que eles são feitos como arquivos de código fonte, bibliotecas de
programação ou tabelas de bancos de dados relacionais.
Diagramas de Distribuição ou Implantação
Diagramas de distribuição mostram as instâncias dos
componentes de tempo de execução e suas associações. Eles incluem Nós que são
recursos físicos, tipicamente um computador simples. Eles também mostram
interfaces e objetos (instâncias da classe).
Um diagrama que mostra a configuração dos nós de
processamento em tempo de execução e os componentes, processos e objetos que
neles vivem.
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