quinta-feira, 22 de agosto de 2013

Patterns of Enterprise Applications Architecture

Lógica de Domínio (Domain Logic)
Roteiro de Transação
                Organiza a lógica de negócio em procedimento em que cada procedimento trata uma única solicitação da apresentação
Modelo de domínio
                Um modelo de objetos do domínio que incorpora tanto o comportamento quanto os dados
Módulo Tabela
                Uma instância única que trata a lógica de negócio para todas a linhas de uma tabela ou visão em um banco de dados.
Camada de Serviço
Define a fronteira de uma aplicação com uma camada de serviços que estabelece um conjunto de operações disponíveis e coordena a resposta da aplicação em cada operação.
Arquiteturais de Fontes de Dados (Data Source Architectural Patterns)
Gateway de Tabela de Dados:
                Um objeto que atua como um Gateway para uma tabela de um banco de dados.  Uma instância lida com todas as linhas na tabela.
Gateway de linha de dados
                Um objeto que atua como um Gateway para um único registro em uma fonte de dados.  Existe uma instância por linha.
Registro Ativo
                Um objeto que encapsula uma linha em uma tabela ou visão de um banco de dados e o acesso ao banco de dados e adiciona lógica de domínio e esses dados.
Mapeador de Dados
                Uma camada de Mapeadores que move dados entre objetos e um banco de dados enquanto os mantém independentes uns dos outros e do próprio mapeador.
Padrões comportamentais Objeto-Relacional(Object Relational Behavioral)
Unidade de Trabalho
                Mantém uma lista de objetos afetados por uma transação de negócio e coordena a gravação das alterações e a resolução de problemas de concorrência.
Mapa de Identidade
                Garante que cada objeto seja carregado apenas uma vez mantendo cada objeto carregado em um mapa.  Procura pelos objetos usando o mapa, quando há uma referência para eles.
Carga Tardia                                    
Um objeto que não contém todos os dados de que você precisa, mas que sabe como obtê-los.
Padrões estruturais Objeto-Relacional (Object Relational Structural)
Campo Identidade                                                                                                 
Guarda o campo ID de um Banco de dados em um objeto para manter a identidade entre um objeto na memória e uma linha do banco de dados.
Mapeamento de chave estrangeira
Mapeia uma associação entre objetos para uma referência de chave estrangeira entre tabelas.
Mapeamento de Tabela Associativa
                Grava uma associação com uma tabela com chave estrangeira para as tabelas que estejam vinculadas pela associação.
Mapeamento Dependente
                Faz uma classe executar o mapeamento no banco de dados de uma classe filha.
Valor Embutido             
                Mapeia um objeto em diversos campos da tabela de outro objeto
LOB Serializado         
                Grava um grafo de objetos serializando-os em um único objeto grande (LOB – Large Object), o qual é armazenado em um campo de banco de dados.
Herança de tabela única
                Representa uma hierarquia de herança de classes como uma única tabela que tem colunas para todos os campos das diversas classes
Herança de tabela de classes
                Representa uma hierarquia de herança de classes com uma tabela por classe
Herança de tabela concreta
                Representa uma hierarquia de herança de classes com uma tabela por classe concreta na hierarquia
Mapeador de Heranças
Uma estrutura para organizar mapeadores de banco de dados que tratam hierarquias de herança.
Padrões de Mapeamento de Metadados Objeto-Relacionais (Relational Metadata Mapping)
Mapeamento de metadados
Armazena os detalhes do mapeamento objeto-relacional em metadados
Objeto de pesquisa
                Um objeto que representa uma consulta no Banco de dados
Repositório
                Faz a mediação entre as camadas de domínio e d mapeamento de dados usando uma interface do tipo coleção para acessar os objetos do domínio.
Padrões de Apresentação Web (Web Presentation)
Modelo Vista Controlador
                Divide a interação da interface com o usuário em três papeis distintos.
Controlador de Página
                Um objeto que trata uma requisição para uma página ou ação específica em um web site.
Front Controller
                Um controlador que trata todas as requisições para um website.
Vista Padrão
                Representa informações em HTML inserindo marcadores em uma págica HTML.
Vista de Transformação
                Uma visão que processa dados do domínio elemento por elemento e os transforma em HTML.
Vista em Duas Etapas
                Transforma dados do domínio em HTML em duas etapas: Primeiro, formando algum tipo de página lógica e, depois, representando essa página lógica em HTML.
Controlador de Aplicação
                Um ponto centralizado para manipular a navegação de tela e o fluxo de uma aplicação.
Padrões de Distribuição (Distribuition)
Fachada Remota
                Fornece uma fachada de granularidade alta sobre objetos de granularidade baixa para melhorar a eficiência em rede.
Objeto de Transferência de Dados
                Um objeto que transporta dados entre processos de modo a reduzir o número de chamado de métodos.
Padrões de Concorrência offline (Offline Concurrency)
Bloqueio Offline otimista
Previne conflitos entre transações de negócio concorrentes detectando um confliot e desfazendo a transação.
Bloqueio offline pessimista
Previne conflitos entre transações de negócio concorrentes permitindo que apenas uma transação de negócio acesse os dados de cada vez.
Bloqueio da Granularidade Alta
Bloqueia um conjunto de objetos relacionados utilizando para isso um único bloqueio.
Bloqueio implícito
Permite ao código de uma camada supertipo ou de um framework obter bloqueios offline.
Padrões de Estado de Sessão (Session State)
Estado de Sessão no Cliente
                Armazena o estado da sessão do cliente.
Estado da Sessão do Servidor
                Mantém o estado da sesão em um sistema servidor de forma serializada
Estado da Sessão no BD
                Armazena dados de sessão no BD
Padrões Básicos (Base Patterns)
Gateway
                Um objeto que encapsula o acesso a um sistema ou recuros externo
Mapeador              
                Um objeto que estabelece uma comunicação entre dois objetos independentes
Camada Supertipo
Um tipo que atua como o supertipo para todos os tipos nesta camada.
Interface Separada
                Define uma interface em um pacote separado de sua implementação
Registro
                Um objeto conhecido que outros objetos podem usar para encontrar objetos e serviços comuns.
Objeto Valor
                Um objeto pequeno e simples, como dinheiro ou um intervalo de datas cuja igualdade não é baseada em identidade.
Dinheiro
                Representa um valor monetário
Caso Especial
Uma subclasse que fornece comportamento especial para casos particulares.
Plugin
                Conecta classes durante a configuração, m vez de na compilação.
Stub de Serviço
                Remove a dependência de serviços problemáticos durante os testes.
Conjuntos de Registros
Uma representação em memória de dados tabulares.


Nenhum comentário:

Postar um comentário