quinta-feira, 22 de agosto de 2013

O que é Análise de Negócios



Guia BABok 2.0: Referências de práticas de análise de negócio.  Descreve áreas de conhecimento da Análise de Negócios, suas respectivas atividades e tarefas e as habilidades necessárias para ser eficaz na sua execução. 
Definição
A análise de negócio possibilita entender a estrutura, as políticas e operações de uma organização e recomendar soluções para que uma organização atinja seus objetivos.
Analise de negócio envolve o entendimento de como as organizações realiza os seus propósitos e definindo as capacidades que uma empresa requer para fornecer produtos e serviços para os clientes (ou stakeholders externos).
Pode ser feita para entender o cenário atual da empresa ou servir de base para identificação das necessidades de negócio.
“As is” (Como é) : Situação atual da organização(corporação, unidade de negócio ou departamento)
“TO BE” (a ser): Posterior identificação da necessidade do negócio e da solução.
Principal aplicação: Definição e validação de soluções que atendam as necessidades do negócios, seus objetivos e metas.
Solução
Conjunto de mudanças sobre a situação atual da organização;
Escopo da Solução é mais restrito que o escopo do domínio no qual ela será implementada.  Escopo da Solução é a base para a definição do escopo do projeto.
Cada polução possui componentes de Solução.  Cada Componente um método de criação e uma capacidade para solução.
Stakeholders
Todas as pessoas afetadas pela análise de negócios de forma direta ou indireta.  Provavelmente, as pessoas que o AN vai interagir.
Requisitos
“1. Uma condição ou capacidade necessária para uma parte interessada para resolver um problema ou atingir um objetivo.
2. Uma condição ou capacidade que deve ser alcançada ou possuída por uma solução ou componente de solução para satisfazer um contrato, padrão, especificação ou outros documentos formalmente impostos.
3. Uma representação documentada de uma condição ou capacidade como em (1) ou (2)” (IIBA, 2009, p.4)
“Requisitos incluem, mas não estão limitados a, condições ou capacidades futuras ou passadas em um empreendimento e descrições de estruturas organizacionais, papéis, processos, políticas, regras e sistemas de informações. Um requisito pode descrever o estado presente ou futuro de qualquer aspecto do empreendimento.” (IIBA, 2009, p. 5)
Níveis de Requisitos:
1 – Requisitos de Negócios: Metas de nível mais alto, objetivos ou necessidades da organização.  Descrevem a razão de ser da análise, objetivos e métricas que serão utilizadas para medir o seu sucesso.  Estão alinhados à estratégia corporativa e não às necessidades específicas da partes.  Fica dentro da Área de Conhecimento Análise Corporativa.
2 – Requisitos dos Stakeholders: Necessidades específicas de todos os interessados na iniciativa.  Criam vinculo entre os requisitos de negócio e os de solução.  Análise de Requisitos.
3 – Requisitos de Solução: Indicam as características para atender aos requisitos de negócio e dos stakeholders.  São desenvolvidos na Análise de Requisitos e são divididos em dois grupos:
3.1     – Requisitos Funcionais: Descreve o funcionamento, comportamento e informações que a solução irá gerenciar.
3.2     - Requisitos não Funcionais: Requisitos de qualidade ou suplementares, como eficiência, velocidade, disponibilidade, aparência e condições do ambiente.

4 – Requisitos de Transação: Requisitos temporários, importantes para a implantação da solução, mas só para que ela seja possível.  Ex: Conversão de informações, treinamentos e trabalhos paralelos.




 1.1.1 Áreas de Conhecimento

Agrupam tarefas e técnicas com um objetivo comum.  As tarefas não possuem ordem determinadas.


Planejamento e Monitoramento da Análise de Negócios
Definir quais atividades de análise de negócio devem ser executadas. 
Principais tarefas:
·         Identificação das partes interessadas;
·         Definição dos papéis e responsabilidades das partes interessadas dentro do esforço de análise de negócios;
·         Desenvolvimento de estimativas para as tarefas de análise de negócios;
·         Planejamento da forma de comunicação entre o analista de negócios e as partes interessadas;
·         Planejamento de como os requisitos serão abordados, traçados e priorizados;
·         Determinação dos entregáveis que a análise de negócios irá produzir;
·         Definição e determinação dos processos de análise de negócios;


Elicitação
Obter das fontes certas todas as informações sobre estrutura organizacional, processos e sistemas para conseguir fazer a análise de negócio (não somente o que é verbalizado, mas o que realmente acontece e quais são as necessidades reais).  Trabalho com o objetivo de compreender as necessidades e preocupações dos stakeholders e os ambientes que eles operam.  Usa-se técnicas como: brainstorming, análise documental, grupos focais, análise de interfaces, entrevistas, observação, prototipagem, workshops de requisitos e questisas/questionários.
Gerenciamento e Comunicação dos requisitos
Gerenciar conflitos, incidentes e mudanças para que os stakeholders continuem concordando com a solução.  Também abrange a definição de como os requisitos são comunicados a todos e como o conhecimento obtido pelo analista de negócios é mantido.  O objetive é estender a todos a compreensão dos efeitos das mudanças trazidas pela solução e as ligações entre a solução e os objetivos e metas do negócio.
Tarefas desta área de conhecimento:
·         Gerenciar o escopo e os requisitos da solução: manutenção do consenso entre as partes interessadas quanto ao escopo genérico da solução e os requisitos que serão implementados;
·         Gerenciar a rastreabilidade dos requisitos: Criação e manutenção dos vínculos entre os requisitos do negócio, das partes interessadas, da solução, os componentes da solução e outros artefatos, garantindo o alinhamento.
·         Manter requisitos para reuso: Gerenciamento do conhecimento sobre os requisitos para uso futuro.
·         Preparar o pacote de requisitos: Estruturação de um conjunto de requisitos de forma apropriada para que sejam comunicados, entendidos pelas partes interessadas.
·         Comunicar requisitos: Conversas, anotações, documentos, apresentações e discussões fazem parte desta questão fundamental para levar as partes interessadas a uma compreensão comum dos requisitos.
Análise corporativa
Entender a organização e quais objetivos ela quer atingir.  Identificação da necessidade do negócio, problema ou oportunidade.
                Tarefas:
·         Definir a necessidade do negócio: Identificar porque uma mudança organizacional é necessária.  Definição do problema que o analista está tentando encontrar a solução.
·         Avaliar problemas de capacidade: Quais as capacidades(estrutura, pessoas, processos e tecnologia) necessárias para a organização atendar à necessidade do negócio.
·         Determinar a abordagem da solução: Deve ser feito com base na viabilidade para o atendimento da necessidade do negócio.
·         Definir o escopo da solução: Definição de quais são as novas capacidades que a iniciativa deverá entregar.
·         Definir o plano de negócios: Determinar se o investimento necessário para a entrega da solução é justificado.  Leva-se em conta o valor agregado ao negócio x Custo do desenvolvimento da solução.
Análise de requisitos
Decompor e analisar as informações obtidas utilizando técnicas de modelagem (modelagem de processos, de dados, etc.) para identificar e documentar as reais necessidades do negócio.
Descreve a priorização e elaboração progressiva dos requisitos dos stakeholders e da solução para que as equipes implementem a solução.  Também envolve a elaboração de modelos do estado atual da organização para validação do escopo da solução.
                Tarefas:
·         Priorizar requisitos: Gerante que os esforços são aplicados antes sobre os requisitos mais críticos;
·         Organizar Requisitos: Criação de um conjunto de visões dos requisitos que sejam compreensíveis, completas e consistentes para as partes interessadas em suas diferentes perspectivas;
·         Especificar e modelar requisitos: Utilizar um conjunto de declarações em texto, matrizes, diagramas e modelos formais para analisar os desejos expressados pelos stakeholders ou o estado atual da organização.
·         Definir premissas e restrições: Identificação de fatores além dos requisitos que afetam a viabilidade das soluções.
·         Verificar requisitos: Garantia de que as especificações e modelos atendem ao padrão necessário de qualidade para que possam ser utilizados;
·         Validar requisitos: Garantia de que todos os requisitos apoiam a entrega de valor para o negócio, que eles atendam às suas metas e objetivos e às necessidades dos stakeholders.

Definição e validação da solução
Avaliar potenciais soluções (fazer “gap analysis”) para determinar qual melhor atende as necessidades do negócio. 
                Taferas:
·         Avaliar solução proposta: Avaliação das soluções propostas para a determinação do quão bem elas atendem aos requisitos das partes interessadas e da solução;
·         Alocar requisitos: Alocar os requisitos aos componentes da solução com o objetivo de maximizar o valor entregue ao negócio dadas as opções e alternativas disponíveis;
·         Avaliar a prontidão organizacional: Avaliar se a organização está preparada para o uso efetivo de uma nova solução a partir da compreensão dos seus efeitos;
·         Definir requisitos de transição: Definição das capacidades necessárias para a transição entre a solução existente e a nova solução;
·         Validar a solução: Validar que a solução atende à necessidade do negócio e respostas apropriadas para eventuais defeitos identificados;
·         Avaliar desempenho da solução: Avaliação de soluções em funcionamento para a compreensão do valor que elas entregam em busca de oportunidades de melhoria;
Competências de apoio
Comportamentos, conhecimentos e outras características fundamentais para o desempenho da análise de negócio.
As competências de apoio são:
·         Pensamento analítico e solução de problemas: Pensamento criativo, tomada de decisão, aprendizado, resolução de problemas e pensamento sistêmico;
·         Características de comportamento: Ética, organização pessoal e confiabilidade;
·         Conhecimento de negócios: Princípios e práticas de negócios, conhecimento da indústria, conhecimento da organização, conhecimento da solução;
·         Habilidades de comunicação: Comunicações verbais, ensino, comunicações escritas;
·         Habilidades de interação: Facilitação e negociação, liderança e influência, trabalho em equipe;
·         Aplicações de software: Aplicações de propósito geral, aplicações especializadas.

Analista de Negócios

O analista de negócios age como elo entre os integrantes de uma organização para obter, analisar, comunicar e validar necessidades de alterações em processos, políticas ou sistemas de informação.  Ele entende os problemas e as oportunidades e recomenda soluções.
É responsável por obter as reais necessidades das partes interessadas, não apenas os seus desejos expressos.  Pode atuar como facilitador da comunicação entre as unidades de negócio.
O Analista de Negócio precisa ter:
·         Visão de negócio (estratégia)
·         Visão de processos (operação)
·         Visão de tecnologia da informação

Habilidades Técnicas:Conhecimento de metodologias, frameworks, padrões, normas, ferramentas, técnicas, aplicações/sistemas e melhores práticas de gestão
Habilidades de Negócio:Conhecer os processos (de negócio e de apoio), linha de negócio, estratégia (visão, missão e valores), cadeia de valor da empresa
Habilidades Comportamentais:Empreendedorismo, comunicação, pro ação, relacionamento pessoal, responsável, ser facilitador, saber negociar, liderança
Atitudes:
Analise -  Negociação  - Facilitador -     Comunicador - Solucionador.

Comparação Funcional x Negócios x Requisitos
Analista Funcional: tem conhecimento da perspectiva funcional (módulo) de um ERP (SAP R/3, por exemplo), de uma Aplicação de CRM (Siebel, por exemplo) e etc.  Neste exemplo o Analista Funcional é especialista nos módulos FI/CO ou especialista em Siebel/CRM.
Para Analisar um negócio o Analistade Negócio deve compreender:
·         Como a empresa trabalha;
·         Qual é a razão de sua existência;
·         Seus objetivos e metas;
·         Como ela busca esses objetivos;
·         O que ela precisa mudar para melhor atender esses objetivos;
·         Para ajudar a definir uma solução para um problema/necessidade de negócio.

Análise de Requisitos de Software.
Analista de Requisitos de Software deve identificar todos os requisitos necessários para desenvolvimento de produto (software).
Obtém um visão dos requisitos de negócio limitada ao escopo do produto ou serviço


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