Guia BABok 2.0: Referências de práticas de
análise de negócio. Descreve áreas de
conhecimento da Análise de Negócios, suas respectivas atividades e tarefas e as
habilidades necessárias para ser eficaz na sua execução.
Definição
A análise de negócio possibilita entender a
estrutura, as políticas e operações de uma organização e recomendar soluções
para que uma organização atinja seus objetivos.
Analise de negócio envolve o entendimento de como as
organizações realiza os seus propósitos e definindo as capacidades que uma
empresa requer para fornecer produtos e serviços para os clientes (ou
stakeholders externos).
Pode ser feita para entender o cenário atual da
empresa ou servir de base para identificação das necessidades de negócio.
“As is” (Como é) : Situação atual da
organização(corporação, unidade de negócio ou departamento)
“TO BE” (a ser): Posterior identificação da
necessidade do negócio e da solução.
Principal aplicação: Definição e validação de
soluções que atendam as necessidades do negócios, seus objetivos e metas.
Solução
Conjunto de mudanças sobre a situação atual da
organização;
Escopo da Solução é mais restrito que o escopo do
domínio no qual ela será implementada.
Escopo da Solução é a base para a definição do escopo do projeto.
Cada polução possui componentes de Solução. Cada Componente um método de criação e uma
capacidade para solução.
Stakeholders
Todas as pessoas afetadas pela análise de negócios de
forma direta ou indireta. Provavelmente,
as pessoas que o AN vai interagir.
Requisitos
“1. Uma
condição ou capacidade necessária para uma parte interessada para resolver um
problema ou atingir um objetivo.
2. Uma condição ou capacidade que deve ser alcançada ou possuída por uma solução ou componente de solução para satisfazer um contrato, padrão, especificação ou outros documentos formalmente impostos.
3. Uma representação documentada de uma condição ou capacidade como em (1) ou (2)” (IIBA, 2009, p.4)
2. Uma condição ou capacidade que deve ser alcançada ou possuída por uma solução ou componente de solução para satisfazer um contrato, padrão, especificação ou outros documentos formalmente impostos.
3. Uma representação documentada de uma condição ou capacidade como em (1) ou (2)” (IIBA, 2009, p.4)
“Requisitos incluem, mas não estão limitados
a, condições ou capacidades futuras ou passadas em um empreendimento e
descrições de estruturas organizacionais, papéis, processos, políticas, regras
e sistemas de informações. Um requisito pode descrever o estado presente ou
futuro de qualquer aspecto do empreendimento.” (IIBA, 2009, p. 5)
Níveis de Requisitos:
1 – Requisitos de Negócios: Metas de
nível mais alto, objetivos ou necessidades da organização. Descrevem a razão de ser da análise,
objetivos e métricas que serão utilizadas para medir o seu sucesso. Estão alinhados à estratégia corporativa e
não às necessidades específicas da partes.
Fica dentro da Área de Conhecimento Análise Corporativa.
2 – Requisitos dos Stakeholders:
Necessidades específicas de todos os interessados na iniciativa. Criam vinculo entre os requisitos de negócio
e os de solução. Análise de
Requisitos.
3 – Requisitos de Solução: Indicam as
características para atender aos requisitos de negócio e dos stakeholders. São desenvolvidos na Análise de Requisitos e
são divididos em dois grupos:
3.1
–
Requisitos Funcionais: Descreve o funcionamento, comportamento e informações
que a solução irá gerenciar.
3.2
-
Requisitos não Funcionais: Requisitos de qualidade ou suplementares, como
eficiência, velocidade, disponibilidade, aparência e condições do ambiente.
4 – Requisitos de Transação: Requisitos
temporários, importantes para a implantação da solução, mas só para que ela
seja possível. Ex: Conversão de
informações, treinamentos e trabalhos paralelos.
1.1.1 Áreas de Conhecimento
Agrupam tarefas e técnicas com um objetivo
comum. As tarefas não possuem ordem
determinadas.
Planejamento e
Monitoramento da Análise de Negócios
Definir quais
atividades de análise de negócio devem ser executadas.
Principais tarefas:
·
Identificação
das partes interessadas;
·
Definição
dos papéis e responsabilidades das partes interessadas dentro do esforço de
análise de negócios;
·
Desenvolvimento
de estimativas para as tarefas de análise de negócios;
·
Planejamento da forma de comunicação entre o
analista de negócios e as partes interessadas;
·
Planejamento de como os requisitos serão
abordados, traçados e priorizados;
·
Determinação dos entregáveis que a análise de
negócios irá produzir;
·
Definição
e determinação dos processos de análise de negócios;
Elicitação
Obter das
fontes certas todas as informações sobre estrutura organizacional, processos e
sistemas para conseguir fazer a análise de negócio (não somente o que é
verbalizado, mas o que realmente acontece e quais são as necessidades
reais). Trabalho com o objetivo de
compreender as necessidades e preocupações dos stakeholders e os ambientes que
eles operam. Usa-se técnicas como:
brainstorming, análise documental, grupos focais, análise de interfaces,
entrevistas, observação, prototipagem, workshops de requisitos e
questisas/questionários.
Gerenciamento e
Comunicação dos requisitos
Gerenciar
conflitos, incidentes e mudanças para que os stakeholders continuem concordando
com a solução. Também abrange a
definição de como os requisitos são comunicados a todos e como o conhecimento
obtido pelo analista de negócios é mantido.
O objetive é estender a todos a compreensão dos efeitos das mudanças
trazidas pela solução e as ligações entre a solução e os objetivos e metas do
negócio.
Tarefas desta
área de conhecimento:
·
Gerenciar o escopo e os requisitos da solução:
manutenção do consenso entre as partes interessadas quanto ao escopo genérico
da solução e os requisitos que serão implementados;
·
Gerenciar a rastreabilidade dos requisitos:
Criação e manutenção dos vínculos entre os requisitos do negócio, das partes
interessadas, da solução, os componentes da solução e outros artefatos,
garantindo o alinhamento.
·
Manter requisitos para reuso: Gerenciamento do
conhecimento sobre os requisitos para uso futuro.
·
Preparar o pacote de requisitos: Estruturação de
um conjunto de requisitos de forma apropriada para que sejam comunicados,
entendidos pelas partes interessadas.
·
Comunicar requisitos: Conversas, anotações,
documentos, apresentações e discussões fazem parte desta questão fundamental
para levar as partes interessadas a uma compreensão comum dos requisitos.
Análise corporativa
Entender a
organização e quais objetivos ela quer atingir.
Identificação da necessidade do negócio, problema ou oportunidade.
Tarefas:
·
Definir a
necessidade do negócio: Identificar porque uma mudança organizacional é
necessária. Definição do problema que o
analista está tentando encontrar a solução.
·
Avaliar
problemas de capacidade: Quais as capacidades(estrutura, pessoas, processos e
tecnologia) necessárias para a organização atendar à necessidade do negócio.
·
Determinar
a abordagem da solução: Deve ser feito com base na viabilidade para o
atendimento da necessidade do negócio.
·
Definir o
escopo da solução: Definição de quais são as novas capacidades que a iniciativa
deverá entregar.
·
Definir o
plano de negócios: Determinar se o investimento necessário para a entrega da
solução é justificado. Leva-se em conta
o valor agregado ao negócio x Custo do desenvolvimento da solução.
Análise de
requisitos
Decompor e
analisar as informações obtidas utilizando técnicas de modelagem (modelagem de
processos, de dados, etc.) para identificar e documentar as reais necessidades
do negócio.
Descreve a
priorização e elaboração progressiva dos requisitos dos stakeholders e da
solução para que as equipes implementem a solução. Também envolve a elaboração de modelos do
estado atual da organização para validação do escopo da solução.
Tarefas:
·
Priorizar
requisitos: Gerante que os esforços são aplicados antes sobre os requisitos
mais críticos;
·
Organizar
Requisitos: Criação de um conjunto de visões dos requisitos que sejam
compreensíveis, completas e consistentes para as partes interessadas em suas
diferentes perspectivas;
·
Especificar
e modelar requisitos: Utilizar um conjunto de declarações em texto, matrizes,
diagramas e modelos formais para analisar os desejos expressados pelos
stakeholders ou o estado atual da organização.
·
Definir
premissas e restrições: Identificação de fatores além dos requisitos que afetam
a viabilidade das soluções.
·
Verificar
requisitos: Garantia de que as especificações e modelos atendem ao padrão
necessário de qualidade para que possam ser utilizados;
·
Validar
requisitos: Garantia de que todos os requisitos apoiam a entrega de valor para
o negócio, que eles atendam às suas metas e objetivos e às necessidades dos
stakeholders.
Definição e
validação da solução
Avaliar
potenciais soluções (fazer “gap analysis”) para determinar qual melhor atende
as necessidades do negócio.
Taferas:
·
Avaliar solução proposta: Avaliação das soluções
propostas para a determinação do quão bem elas atendem aos requisitos das
partes interessadas e da solução;
·
Alocar requisitos: Alocar os requisitos aos
componentes da solução com o objetivo de maximizar o valor entregue ao negócio
dadas as opções e alternativas disponíveis;
·
Avaliar a prontidão organizacional: Avaliar se a
organização está preparada para o uso efetivo de uma nova solução a partir da
compreensão dos seus efeitos;
·
Definir requisitos de transição: Definição das
capacidades necessárias para a transição entre a solução existente e a nova
solução;
·
Validar a solução: Validar que a solução atende
à necessidade do negócio e respostas apropriadas para eventuais defeitos
identificados;
·
Avaliar
desempenho da solução: Avaliação de soluções em funcionamento para a
compreensão do valor que elas entregam em busca de oportunidades de melhoria;
Competências de
apoio
Comportamentos,
conhecimentos e outras características fundamentais para o desempenho da
análise de negócio.
As competências de apoio são:
·
Pensamento analítico e solução de problemas: Pensamento
criativo, tomada de decisão, aprendizado, resolução de problemas e pensamento
sistêmico;
·
Características de comportamento: Ética,
organização pessoal e confiabilidade;
·
Conhecimento de negócios: Princípios e práticas
de negócios, conhecimento da indústria, conhecimento da organização,
conhecimento da solução;
·
Habilidades de comunicação: Comunicações
verbais, ensino, comunicações escritas;
·
Habilidades de interação: Facilitação e
negociação, liderança e influência, trabalho em equipe;
·
Aplicações de software: Aplicações de propósito
geral, aplicações especializadas.
Analista de Negócios
O analista de negócios age como elo entre os
integrantes de uma organização para obter, analisar, comunicar e validar
necessidades de alterações em processos, políticas ou sistemas de
informação. Ele entende os problemas e
as oportunidades e recomenda soluções.
É responsável por obter as reais necessidades das
partes interessadas, não apenas os seus desejos expressos. Pode atuar como facilitador da comunicação
entre as unidades de negócio.
O Analista de Negócio precisa ter:
·
Visão de negócio (estratégia)
·
Visão de processos (operação)
·
Visão de tecnologia da informação
Habilidades
Técnicas:Conhecimento de
metodologias, frameworks, padrões, normas, ferramentas, técnicas, aplicações/sistemas
e melhores práticas de gestão
Habilidades de Negócio:Conhecer os processos (de
negócio e de apoio), linha de negócio, estratégia (visão, missão e valores),
cadeia de valor da empresa
Habilidades Comportamentais:Empreendedorismo,
comunicação, pro ação, relacionamento pessoal, responsável, ser facilitador,
saber negociar, liderança
Atitudes:
Analise -
Negociação - Facilitador - Comunicador - Solucionador.
Comparação Funcional x Negócios x Requisitos
Analista Funcional: tem conhecimento da perspectiva funcional (módulo) de um ERP
(SAP R/3, por exemplo), de uma Aplicação de CRM (Siebel, por exemplo) e
etc. Neste exemplo o Analista
Funcional é especialista nos módulos FI/CO ou especialista em Siebel/CRM.
Para Analisar um negócio o Analistade
Negócio deve compreender:
·
Como a
empresa trabalha;
·
Qual é a
razão de sua existência;
·
Seus
objetivos e metas;
·
Como ela
busca esses objetivos;
·
O que ela
precisa mudar para melhor atender esses objetivos;
·
Para
ajudar a definir uma solução para um problema/necessidade de negócio.
Análise de Requisitos de
Software.
Analista de Requisitos de
Software deve identificar todos os
requisitos necessários para desenvolvimento de produto (software).
Obtém um visão dos requisitos de
negócio limitada ao escopo do produto ou serviço
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