domingo, 25 de agosto de 2013

BPM (Business Process Management)

O que é um Processo Negócio?  Transações de Negócio em múltiplas etapas envolvendo serviços automáticos e/ou humanos

Metodologia de mapeamento e gerenciamento de processos de negócio onde geralmente estão envolvidas pessoas e atividades automáticas utilizando a linguagem dos executivos da empresa.  O BPM deve identificar gargalos, pontos falhos a fim de melhorá-los. O objetivo é fazer a empresa reconhecer e padronizar os seus processos estratégicos e que a partir deles possa obter produtividade e eficiência com a automação de alguns processos.  O BPM serve para medir, analisar, monitorar e aperfeiçoar a gestão do negócio e dos processos de análise financeira da empresa.
O BPM tenta tirar dos ERPs( que possuem várias regras de alteração custosa e demorada) a administração da regras e possibilitam aos analistas de processo fazer alterações sem alterar a programação.
O BPM acompanha sistematicamente como os recursos (físicos, financeiros, humanos, tecnológicos, etc) da organização são alocados e convertidos em ações operacionais.
Para usar o BPM, a empresa deve deixar de focar exclusivamente nos dados e no gerenciamento das informações.
BPM deve suportar as atividades básicas da gestão, resumidas em:
·         Definir uma estratégia para conduzir a performance;
·         Traduzir a estratégia em objetivos, indicadores e metas;
·         Monitorar o processo em relação às metas;
·         Analisar os motivos em caso de metas não atingidas
·         Selecionar e implementar ações corretivas.
BPM obriga o usuário a repensar as tarefas do dia-a-dia e trabalhar junto com a TI.
Workflow: Automação do fluxo de trabalho.   BPM: Notação única para analise dos processos da empresa.
BI: Destinado a acompanhar o passado.  Provê informações centralizadas pelo BPM.  É departamental, reativo com base no passado.  Foca na disponibilidade da informação para tomada de decisão.  BPM: Ajudas da operação e decisões táticas da empresa para o alinhamento das estratégias.  Englobam o BI mais avançado e integrado.  Inclui regras de negócio e ciclos de gerenciamento à funcionalidades do BI.  É corporativo, pró-ativo, com foco nas oportunidades.  Enquanto o BI direciona, o BPM, é quem conduz a corporação.

Business Process management - BPM
 Automatização dos processos de negócio
 Não é algo mandatório em soluções SOA

 Consiste em executar o processo de negócio em estágios ou atividades

Nenhum comentário:

Postar um comentário