quinta-feira, 22 de agosto de 2013

Introdução ao Desenvolvimento Ágil - Scrum + XP

Manifesto ágil

Indivíduos e interação entre eles mais que processos e ferramentas;
Software em funcionamento mais que documentação abrangente;
Colaboração com o cliente mais que negociação de contratos;
Responder a mudanças mais que seguir um plano.

 Scrum

Framework focado principalmente em planejamento e gerência. Divide o desenvolvimento em sprints de 2 a 4 semanas e equipes pequenas
Princípios:
                Equipes Pequenas;
                Requisitos pouco estáveis ou desconhecidos;
                Iterações curtas para promover visibilidade para o desenvolvimento
Perguntas:
                O que você realizou desde a última reunião?
                Quase problema você enfrentou?
                Em que você trabalhará até a próxima reunião?
Elementos:
                Product Backlog: Lista das atividades e desejo de mudança do cliente.
                Sprint Planning Meeting: Reunião de planejamento no início de cada iteração
                Product Owner: Cliente que prioriza as pendências do Product Backlog.
                Scrum Team: Equipe Scrum
                Dentro do sprint, nenhum Product BackLog deve ser inserido, exceto pela equipe.

 XP

Focado em entregas de software de alta-qualidade, através de iterações pequenas e continuamente. 
Tenta promover um maior envolvimento com o cliente, respostas mais rápidas sobre do cliente por causa dos ciclos mais curtos, planejamento e teste contínuos e equipes menores para entregar versões de software que estejam funcionando em intervalos pequenos e frequentes, geralmente a cada uma a três semanas.
No XP, o Cliente deve trabalhar bem próximo da equipe de desenvolvimento para definir e priorizar as funcionalidades que são definidas nas “User Stories”.  A equipe deve estimar os planos e priorizar as “User Stories”.

Valores:
                Simplicidade: Fazer somente o que for necessário e solicitado.
                Comunicação: Todos os membros da equipe devem realizar a comunicação entre si presencialmente e diariamente.
                Feedback: A cada iteração, uma parte do produto total, mas funcionando deve ser entregue.
                Respeito: Respeito é um valor subjetivo, mas necessário em toda equipe. Os desenvolvedores devem respeitar o conhecimento dos clientes e vice-versa.
                Coragem: Este valor também é de estimativa complexa. A equipe deve ter coragem para tomar as decisões necessárias, modificar ou adaptar o software quando acharem importante e não ter medo de mudar de rumo caso tenho tomado algum caminho equivocado.

Práticas:
                Jogos de Planejamento                           Pequenos Releases (lançamentos)                                         Testes de Aceitação
                Design simples                                      Programação em pares                           Desenvolvimento Orientado a testes
                Refinamento do Design (Refactoring)   Integração contínua Posse do código coletiva
                Padrões de codificação                           Metáfora                                 Ritmo Saudável

 SCrum e XP

O XP complementa o scrum pois é um conjunto de práticas. Scrum não tem nada sobre prática de desenvolvimento.
sprint x desenvolvimento iterativo. daily scrum x daily meeting. Sprint planning x planning game.
User Stories: Equipe deve estimar e priorizar.


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