Manifesto ágil
Indivíduos e interação entre eles mais que processos
e ferramentas;
Software em funcionamento mais que documentação
abrangente;
Colaboração com o cliente mais que negociação de
contratos;
Responder a mudanças mais que seguir um plano.
Scrum
Framework focado principalmente em planejamento e
gerência. Divide o desenvolvimento em sprints de 2 a 4 semanas e equipes
pequenas
Princípios:
Equipes
Pequenas;
Requisitos
pouco estáveis ou desconhecidos;
Iterações
curtas para promover visibilidade para o desenvolvimento
Perguntas:
O
que você realizou desde a última reunião?
Quase
problema você enfrentou?
Em
que você trabalhará até a próxima reunião?
Elementos:
Product
Backlog: Lista das atividades e desejo de mudança do cliente.
Sprint
Planning Meeting: Reunião de planejamento no início de cada iteração
Product
Owner: Cliente que prioriza as pendências do Product Backlog.
Scrum
Team: Equipe Scrum
Dentro
do sprint, nenhum Product BackLog deve ser inserido, exceto pela equipe.
XP
Focado em entregas de software de alta-qualidade,
através de iterações pequenas e continuamente.
Tenta promover um maior envolvimento com o cliente,
respostas mais rápidas sobre do cliente por causa dos ciclos mais curtos,
planejamento e teste contínuos e equipes menores para entregar versões de
software que estejam funcionando em intervalos pequenos e frequentes,
geralmente a cada uma a três semanas.
No XP, o Cliente deve trabalhar bem próximo da equipe
de desenvolvimento para definir e priorizar as funcionalidades que são
definidas nas “User Stories”. A equipe
deve estimar os planos e priorizar as “User Stories”.
Valores:
Simplicidade:
Fazer somente o que for necessário e solicitado.
Comunicação:
Todos os membros da equipe devem realizar a comunicação entre si
presencialmente e diariamente.
Feedback:
A cada iteração, uma parte do produto total, mas funcionando deve ser entregue.
Respeito:
Respeito é um valor subjetivo, mas necessário em toda equipe. Os
desenvolvedores devem respeitar o conhecimento dos clientes e vice-versa.
Coragem:
Este valor também é de estimativa complexa. A equipe deve ter coragem para
tomar as decisões necessárias, modificar ou adaptar o software quando acharem
importante e não ter medo de mudar de rumo caso tenho tomado algum caminho
equivocado.
Práticas:
Jogos
de Planejamento Pequenos
Releases (lançamentos) Testes
de Aceitação
Design
simples Programação
em pares Desenvolvimento
Orientado a testes
Refinamento
do Design (Refactoring) Integração
contínua Posse do código coletiva
Padrões
de codificação Metáfora Ritmo Saudável
SCrum e XP
O XP complementa o scrum pois é um conjunto de
práticas. Scrum não tem nada sobre prática de desenvolvimento.
sprint
x desenvolvimento iterativo. daily scrum x daily meeting. Sprint
planning x planning game.
User Stories: Equipe deve estimar e priorizar.
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